Aqui vocês encontrarão as atividades de Ciências da Natureza.
Professora: Aline💓
ATENÇÃO
DATA: 30/04/2020
Para os alunos sem acesso ao material trilha , segue link. |
ESTUDE EM CASA
CIÊNCIAS
Unidade Temática: Matéria e
energia.
- Identificar os recursos hídricos como fontes de alternativas;
- Reconhecer a importância da produção de energia para a vida moderna;
- Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnologia.
- Reconhecer que a energia que chega ás casas é produzida em uma usina.
- Identificar as etapas do funcionamento de uma usina hidrelétrica.
Leitura do texto: Formas de energia
Para todas as tarefas que realizamos precisamos de
algum tipo de energia.
A energia que utilizamos para movimentar nosso corpo vem dos alimentos
que comemos.
A primeira forma de energia que o
homem descobriu foi o fogo que ele utilizou para aquecer, cozinhar, iluminar, etc.
De início para alimentar o fogo o homem utilizou lenha, que depois foi
substituído por carvão mineral. Essa mudança foi fundamental, pois a lenha vem
das árvores, já o carvão mineral como o nome já diz é um mineral.
Com o passar do tempo o homem percebeu
que ao esquentar a água conseguia obter vapor. Que durante algum tempo foi
utilizado para movimentar vários tipos de máquinas, como por exemplo, as
locomotivas.
Depois de várias pesquisas
descobriu-se o petróleo que é utilizado como fonte de energia até hoje. Do
petróleo o homem retira a gasolina, o diesel, etc…, estes produtos são
utilizados para movimentar os automóveis e outras máquinas. Porém a utilização
destes combustíveis gera substancias tóxicas que poluem o ar, o solo e as
águas, provocando danos a saúde e ao meio ambiente.
No século XX o homem passou a retirar
energia das águas, através das hidrelétricas, utilizando o movimento das águas
para produzir energia elétrica. É essa energia que nós utilizamos em nossos
aparelhos elétricos.
Texto retirado: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ciencias-fontes-de-energia-5o-ou-6o-ano
ATIVIDADE 1
Realizar atividade no
caderno
*Fazer um desenho de como você imagina que a energia elétrica chega
até a sua casa.
*Escrever um pequeno
texto de como você
imagina que seria a sua vida sem a energia elétrica? Do que sentiria mais
falta?
*Realizar atividade, do livro Trilhas, página 96.
ATIVIDADE 2
Assistir - *Vídeo da Kika " De onde
vêm? Fontes de energias.
*Realizar
atividades, do livro Trilhas, páginas 97,98 e 99.
* Sugestão/opção de uma visita ao site museu da energia elétrica
incluindo jogos online.
Jogos online:
https://www.jogos360.com.br/eletricidade/
Depois de realizar as atividades responda os questionário de verificação de atividade, pois é através dele que teremos o controle das atividades e tirar possíveis duvidas .
Depois de realizar as atividades responda os questionário de verificação de atividade, pois é através dele que teremos o controle das atividades e tirar possíveis duvidas .
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSev067cx8GEbebxhR3m1lcG9knqwOnHzAXuI7yykCL2khlzjQ/viewform?usp=sf_link
DATA:04/05/2020
-Atividade no livro "trilhas de aprendizagem 5°ano ciências da natureza": fazer a atividade 3 nas páginas 100 e 101 (Outras formas de produzir energia)
Obs. Se ainda não recebeu a apostila, consultar a apostila online e anotar as respostas no caderno , se possível postar foto no Google sala de aula ou usar o link e responder as perguntas online.
DATA:05/05/2020
Atividade complementar a atividade 3 "Outras formas de produzir Energia" (Google Sala de Aula).
DATA:06/05/2020
Atividade complementar
Assistir vídeo explicativo: Fontes e tipos de Energia
DATA:07/05/2020
Assistir vídeo explicativo: Transformações
de energia nos eletrodomésticos
Realizar ATIVIDADE 4 da apostila Trilhas de Aprendizagem 5° ano Ciências da natureza
Observando a transformação da Energia Elétrica - paginas 102 e 103.
.
caso não tenha recebido a postila responder no formulário anexo
-
DATA:08/05/2020
Atividade complementar a atividade 4 "Observando
a transformação da
Energia
Elétrica" (Google Sala de Aula).
-Realizar
leitura do texto e atividade no caderno.
Obs.:
se possível postar foto no Google sala de aula.
DATA: 11/05/2020
Colocar as atividades em dia.
DATA: 12/05/2020
- Fazer a leitura da apresentação da atividade 5: energia não renovável.
- Assistir vídeo explicativo complementar.
DATA:13/05/2020
DATA: 14/05/2020
- Atividade complementar 5: responder no caderno e postar foto.
DATA: 15/05/2020
DATA: 11/05/2020
Colocar as atividades em dia.
DATA: 12/05/2020
- Fazer a leitura da apresentação da atividade 5: energia não renovável.
- Assistir vídeo explicativo complementar.
DATA:13/05/2020
-Atividade no livro Trilhas de aprendizagem.
Responder no caderno, tirar foto da atividade
e postar.
Segue páginas para alunos
sem o livro: 104 e 105.DATA: 14/05/2020
- Atividade complementar 5: responder no caderno e postar foto.
DATA: 15/05/2020
- Atividade teste: responder no Google Sala de Aula.
DATA:18/05/2020
DATA:18/05/2020
- Realizar atividade no Google Sala de Aula
colocando mão na massa: Construindo
uma turbina simplificada.
DATA:19/05/2020
-Atividade no Google Sala de Aula (CONTINUAÇÃO)
"Construindo uma turbina simplificada"
-Responder as questões da atividade.
DATA:26/05/2020
Atividade 6 –
observação do céu no livro trilhas de aprendizagem – página: 107 -responder
fomulário no google sala de aula.
DATA:27/05/2020
Atividade 6 – no livro trilhas de aprendizagem
páginas: 107, 108 e 109
-Responder as seguintes questões no caderno.
● Que
astros foram desenhados durante o dia?
● Que astros foram desenhados durante a
noite?
● O céu que vocês desenharam é o mesmo?
● Quando colocamos o desenho do
dia em cima do desenho da noite, conseguimos ver as estrelas?
● Por que não
conseguimos ver as estrelas durante o dia se elas continuam no céu? -Assistir
vídeo explicativo PARA ONDE VÃO A LUA E ESTRELAS DURANTE O DIA? - Especial mês
das crianças
(google sala de aula)
DATA: 28/05/2020
DATA: 29/05/2020
Atividade 6 – no livro trilhas de aprendizagem
páginas: 107, 108 e 109
-Responder as seguintes questões no caderno.
● Que
astros foram desenhados durante o dia?
● Que astros foram desenhados durante a
noite?
● O céu que vocês desenharam é o mesmo?
● Quando colocamos o desenho do
dia em cima do desenho da noite, conseguimos ver as estrelas?
● Por que não
conseguimos ver as estrelas durante o dia se elas continuam no céu? -Assistir
vídeo explicativo PARA ONDE VÃO A LUA E ESTRELAS DURANTE O DIA? - Especial mês
das crianças
(google sala de aula)
DATA: 29/05/2020
Atividade 6 – no livro trilhas de aprendizagem
páginas: 107, 108 e 109
-Responder as seguintes questões no caderno.
● Que
astros foram desenhados durante o dia?
● Que astros foram desenhados durante a
noite?
● O céu que vocês desenharam é o mesmo?
● Quando colocamos o desenho do
dia em cima do desenho da noite, conseguimos ver as estrelas?
● Por que não
conseguimos ver as estrelas durante o dia se elas continuam no céu? -Assistir
vídeo explicativo PARA ONDE VÃO A LUA E ESTRELAS DURANTE O DIA? - Especial mês
das crianças
(google sala de aula)
DATA: 01/06/2020
DATA: 02/06/2020
colocar atividades em dia.
DATA: 03/06/2020
DATA: 04/06/2020
colocar atividades em dia.
DATA: 05/06/2020
Complementação de ATIVIDADE 6 Observação do céu
-ler texto
O UNIVERSO
no google classe.
- fazer experiência (rotação, dia e noite).
-responder questões no caderno( colocar data).
DATA: 02/06/2020
colocar atividades em dia.
DATA: 03/06/2020
Complementação de ATIVIDADE 6 Observação do céu
-ler
texto o COMO SÃO FORMADOS OS DIAS E AS NOITES? no google classe.
-responder questões no
caderno ( colocar data).DATA: 04/06/2020
colocar atividades em dia.
DATA: 05/06/2020
Complementação de ATIVIDADE 6 Observação do céu
- ler
texto o COMO SÃO FORMADOS OS ANOS? no google classe.
-responder questões no caderno (colocar data).
DATA: 08/06/2020
DATA: 08/06/2020
Assistir aos
vídeos:
Fases e
Movimentos da Lua parte 1.
Fases e
Movimentos da Lua parte 2.
DATA: 09/06/2020
Atividade Lua (Google sala de aula)
Responder no
caderno as questões:
1 - Quais são as fases da Lua?
2 - A lua produz luz? Explique.
3 - Quanto tempo dura aproximadamente as fases da Lua?
4 -Observe a lua essa noite./ desenha a forma que ela
representa.
5- Qual a fase da Lua hoje?
6- Desenhe e pinte cada fase da Lua .
* Lua Nova
* Lua quarto
Crescente
* Lua Cheia
*Lua quarto Minguante.
DATA: 10/06/2020
Fases e
movimentos da Lua - Parte III
Praticar as fases
da Lua:
DATA: 12/06/2020
Responder formulário no Google sala de aula.
DATA: 15/06/2020
DATA: 16/06/2020
Colocar atividades atrasadas em dia.
DATA: 17/06/2020
Colocar atividades atrasadas em dia.
DATA: 18/06/2020
DATA: 19/06/2020
Responder formulário no Google sala de aula.
DATA: 15/06/2020
Realizar a atividade 7 do livro Trilhas da
aprendizagem, página: 110.
Fazer um desenho do corpo humano por dentro.
DATA: 16/06/2020
Colocar atividades atrasadas em dia.
DATA: 17/06/2020
Colocar atividades atrasadas em dia.
DATA: 18/06/2020
Realizar página 111
do livro Trilhas de aprendizagem. Pesquisa e comparação da imagem desenhada e
imagem real do corpo humano.
DATA: 19/06/2020
Colocar atividades atrasadas em dia.
DATA: 22/06/2020
Colocar em dia atividade do dia 26/05 formulário (Google sala de aula)
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdaQXc2ssE2lcD9VxvpLcgRGel8W5rBJmFLBm4OErGUPspehQ/viewform
Colocar em dia atividade do caderno, livro Trilhas páginas 107,108 e 109.
DATA: 23/06/2020
Colocar em dia atividade do dia 26/05 formulário (Google sala de aula)
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdaQXc2ssE2lcD9VxvpLcgRGel8W5rBJmFLBm4OErGUPspehQ/viewform
Colocar em dia atividade do caderno, livro Trilhas páginas 107,108 e 109.
DATA: 24/06/2020
Colocar as atividades em dia.
DATA: 25/06/2020
Colocar as atividades em dia.
DATA: 26/06/2020
DATA: 14/07/2020
Realizar atividade em jogo sobre os órgãos do sistema respiratório: https://wordwall.net/play/3336/561/675
DATA: 15/07/2020
Atividade em formulário.
DATA: 21/07/2020
Atividade em jogo sobre quais são os órgãos pertencentes ao sistema digestivo:
DATA: 22/07/2020
DATA: 23/07/2020
DATA: 27/07 A 31/07
Realizar atividade sobre a Vacina: https://wordwall.net/play/3092/382/3032
DATA: 04/08/2020
DATA: 22/06/2020
Colocar em dia atividade do dia 26/05 formulário (Google sala de aula)
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdaQXc2ssE2lcD9VxvpLcgRGel8W5rBJmFLBm4OErGUPspehQ/viewform
Colocar em dia atividade do caderno, livro Trilhas páginas 107,108 e 109.
DATA: 23/06/2020
Colocar em dia atividade do dia 26/05 formulário (Google sala de aula)
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdaQXc2ssE2lcD9VxvpLcgRGel8W5rBJmFLBm4OErGUPspehQ/viewform
Colocar em dia atividade do caderno, livro Trilhas páginas 107,108 e 109.
DATA: 24/06/2020
Colocar as atividades em dia.
DATA: 25/06/2020
Colocar as atividades em dia.
DATA: 26/06/2020
Realizar as atividades no livro “Trilhas de aprendizagem”
páginas: 112 e 113.
DATA: 30/06/2020
Video explicativo com a correção da atividade 8 do livro “Trilhas de aprendizagem” páginas 112 e 113.
DATA: 01/07/2020
DATA: 30/06/2020
Video explicativo com a correção da atividade 8 do livro “Trilhas de aprendizagem” páginas 112 e 113.
DATA: 01/07/2020
Atividade QUIZ sobre “Curiosidades do corpo humano”.
Pesquisa de opinião.
DATA: 07/07/2020
Atividade de apresentação de ossos dos membros superiores e inferiores do corpo humano. Atividade em formulário.
DATA:09/07/2020
Atividade sobre o esqueleto humano. Montagem e colagem de esqueleto.
DATA: 13/07/2020
Assistir o vídeo explicativo sobre o funcionamento do
sistema respiratório.
Realizar pesquisa sobre
quais são os órgãos do sistema respiratório.
Realizar atividade em jogo sobre
os órgãos do sistema respiratório: https://wordwall.net/play/3336/561/675
DATA: 14/07/2020
Assistir o vídeo explicativo sobre o funcionamento do
sistema respiratório.
Realizar pesquisa sobre
quais são os órgãos do sistema respiratório.Realizar atividade em jogo sobre os órgãos do sistema respiratório: https://wordwall.net/play/3336/561/675
DATA: 15/07/2020
Atividade em formulário.
DATA: 21/07/2020
Atividade em jogo sobre quais são os órgãos pertencentes ao sistema digestivo:
Pesquisa sobre o órgão escolhido.
Compartilhamento da pesquisa realizada.DATA: 22/07/2020
Atividade em jogo sobre quais são os órgãos
pertencentes ao sistema digestivo:
Pesquisa sobre o órgão escolhido.
Compartilhamento da pesquisa realizada.DATA: 23/07/2020
Atividade em jogo sobre quais são os órgãos
pertencentes ao sistema digestivo:
Pesquisa sobre o órgão escolhido.
Compartilhamento da pesquisa realizada.DATA: 27/07 A 31/07
Atividade do livro Trilhas de aprendizagem – Atividade
9 – cuidados com o corpo: Vacinação.
Responder a página
114.
Assistir vídeo explicativo sobre o funcionamento da
vacina: https://www.youtube.com/watch?v=6qs9_BFkgps
Realizar atividade sobre a Vacina: https://wordwall.net/play/3092/382/3032
DATA: 04/08/2020
Atividade 9- Cuidados com o
corpo : Vacinação.
Assistir o vídeo: calendário de vacinação: adolescente
e adultos.
Fazer Quiz - vacinação
Postar foto do resultado do
Quiz.
DATA: 06/08/2020
Atividade 9- Cuidados com o
corpo : Vacinação (Continuação)
1- Responder livro Trilhas página:115.
2- Enviar foto
da páginas feitas.
Quem não fez as páginas
113 e 114 pode enviar também.
DATA: 12/08/2020
Atividade avaliativa de
ciências sobre o corpo humano.(GOOGLE SALA DE AULA)
DATA: 18/08/2020
Atividade em formulário “Animais em extinção no
Brasil” (Google Sala de Aula).
DATA: 20/08/2020
Atividade 1 –“Falando sobre
extinção”- livro trilhas de
aprendizagens volume 2 – Página: 138 questões 1 e 2.
24 A 28/08
Leitura da história" OS filhos do centro da Terra"
Ilustrar e enviar no Google Sala de Aula.
DATA: 01/09/2020
Atividade no livro trilhas de
aprendizagens volume 2 - Páginas
138, 139 e 140 (exercício 3)
“Apicultores brasileiros encontram
meio bilhão de abelhas mortas em
três meses”
DATA: 03/09/2020
Atividade no livro trilhas de
aprendizagens volume 2 – página 141
(exercício C)
DATA: 08/09/2020
(Continuação) da ATIVIDADE 1 “Falando
sobre extinção” do livro trilhas de aprendizagens volume 2 :
https://padlet.com/alinecassimiro8219346/se2m2lv59nnar4zc
DATA: 10/09/2020
Atividade de Quiz “extinção das abelhas”:
https://wordwall.net/play/3988/119/952
DATA: 17/09/2020
Atividade do livro trilhas de aprendizagens 2"Investigando o passado" pgs 142 e 143.
DATA: 22/09/2020
Atividade de leitura e interpretação “Os Fósseis”.
DATA: 24/09/2020
AULA ONLINE (GOOGLE MEET)
DATA: 29/09/2020 e 01/10/2020
Correção das atividades anteriores.
Essa folhas que a senhora botou épra copiar
ResponderExcluirBoa noite, você pode imprimir ou copiar as respostas no caderno e enviar no Google classe.
ExcluirBoa noite eu queria o código pra entrar na sala de aula
ResponderExcluirBoa noite , eu preciso do seu nome completo e turma.
Excluiroi eo fabio
ResponderExcluirOie!
Excluir