ATIVIDADES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (PROF. ALINE)

Olá!

Aqui vocês encontrarão as atividades de Ciências da Natureza.
Professora: Aline💓


                                                        ATENÇÃO

      AS ATIVIDADES DO LIVRO "TRILHAS DE APRENDIZAGEM" SERÃO REALIZADAS NELE MESMO, AS OUTRAS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO DE CADA DISCIPLINA COLOCANDO SEMPRE A DATA.


DATA: 30/04/2020
Para os alunos sem acesso ao material trilha , segue link.



https://drive.google.com/file/d/1BS_7H1_AiARu520B6RnkWjBKENDN8XTF/view

ESTUDE EM CASA 
 CIÊNCIAS
Unidade Temática: Matéria e energia.
  • Identificar os recursos hídricos como fontes de alternativas; 
  • Reconhecer a importância da produção de energia para a vida moderna; 
  • Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnologia. 
  •  Reconhecer que a energia que chega ás casas é produzida em uma usina. 
  • Identificar as etapas do funcionamento de uma usina hidrelétrica.

Leitura do texto:                        Formas de energia
   Para todas as tarefas que realizamos precisamos de algum tipo de energia.
   A energia que utilizamos para movimentar nosso corpo vem dos alimentos que comemos.
   A primeira forma de energia que o homem descobriu foi o fogo que ele utilizou para aquecer, cozinhar, iluminar, etc. De início para alimentar o fogo o homem utilizou lenha, que depois foi substituído por carvão mineral. Essa mudança foi fundamental, pois a lenha vem das árvores, já o carvão mineral como o nome já diz é um mineral.
   Com o passar do tempo o homem percebeu que ao esquentar a água conseguia obter vapor. Que durante algum tempo foi utilizado para movimentar vários tipos de máquinas, como por exemplo, as locomotivas.
   Depois de várias pesquisas descobriu-se o petróleo que é utilizado como fonte de energia até hoje. Do petróleo o homem retira a gasolina, o diesel, etc…, estes produtos são utilizados para movimentar os automóveis e outras máquinas. Porém a utilização destes combustíveis gera substancias tóxicas que poluem o ar, o solo e as águas, provocando danos a saúde e ao meio ambiente.
   No século XX o homem passou a retirar energia das águas, através das hidrelétricas, utilizando o movimento das águas para produzir energia elétrica. É essa energia que nós utilizamos em nossos aparelhos elétricos.
ATIVIDADE 1

Realizar atividade no caderno
*Fazer um desenho de como você imagina que a energia elétrica chega até a sua casa.
*Escrever um pequeno texto de como você imagina que seria a sua vida sem a energia elétrica? Do que sentiria mais falta?
*Realizar atividade, do livro Trilhas, página 96.

ATIVIDADE 2

Assistir - *Vídeo da Kika " De onde vêm? Fontes de energias.
*Realizar atividades, do livro Trilhas, páginas 97,98 e 99.
* Sugestão/opção de uma visita ao site museu da energia elétrica incluindo jogos online.
 Jogos online:
https://www.jogos360.com.br/eletricidade/


Depois de realizar as atividades responda os questionário de verificação de atividade, pois é através dele que teremos o controle das atividades e tirar possíveis duvidas .


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSev067cx8GEbebxhR3m1lcG9knqwOnHzAXuI7yykCL2khlzjQ/viewform?usp=sf_link




DATA:04/05/2020
-Atividade no livro "trilhas de aprendizagem 5°ano ciências da natureza":  fazer a atividade 3 nas páginas 100 e 101 (Outras formas de produzir energia)


Obs. Se ainda não recebeu a apostila, consultar a apostila online e anotar as respostas no caderno , se possível postar foto no Google sala de aula ou usar o link e responder as perguntas online.  

DATA:05/05/2020

Atividade complementar  a atividade 3 "Outras formas de produzir Energia" (Google Sala de Aula).
-Realizar leitura do texto e atividades no caderno.










DATA:06/05/2020

Atividade complementar
Assistir vídeo explicativo: Fontes e tipos de Energia 





DATA:07/05/2020

Assistir vídeo explicativo:  Transformações de energia nos eletrodomésticos
Realizar ATIVIDADE 4 da apostila Trilhas de Aprendizagem 5° ano Ciências da natureza

Observando a transformação da Energia Elétrica  - paginas 102 e 103.
.
caso não tenha recebido a postila responder no formulário anexo

-
DATA:08/05/2020

Atividade complementar a atividade 4 "Observando a transformação da
Energia Elétrica" (Google Sala de Aula).
-Realizar leitura do texto e atividade no caderno.

Obs.:  se possível postar foto no Google sala de aula.


DATA: 11/05/2020

Colocar as atividades em dia.


DATA: 12/05/2020

- Fazer a leitura da apresentação da atividade 5: energia não renovável.
- Assistir vídeo explicativo complementar.

DATA:13/05/2020


-Atividade no livro Trilhas de aprendizagem.
Responder no caderno, tirar foto da atividade e postar.
Segue páginas para alunos sem o livro: 104 e 105.



DATA: 14/05/2020

- Atividade complementar 5: responder no caderno e postar foto.



DATA: 15/05/2020


- Atividade teste: responder no Google Sala de Aula.


DATA:18/05/2020


- Realizar atividade no  Google Sala de Aula
 colocando  mão na massa:  Construindo uma turbina simplificada.

DATA:19/05/2020

-Atividade no Google Sala de Aula (CONTINUAÇÃO)
"Construindo uma turbina simplificada" 
-Responder as questões da atividade.


DATA:26/05/2020

Atividade 6 – observação do céu no livro trilhas de aprendizagem – página: 107 -responder fomulário no google sala de aula.

DATA:27/05/2020


Atividade 6 – no livro trilhas de aprendizagem páginas: 107, 108 e 109
-Responder as seguintes questões no caderno.
● Que astros foram desenhados durante o dia? 
● Que astros foram desenhados durante a noite? 
● O céu que vocês desenharam é o mesmo? 
● Quando colocamos o desenho do dia em cima do desenho da noite, conseguimos ver as estrelas? 
● Por que não conseguimos ver as estrelas durante o dia se elas continuam no céu? -Assistir vídeo explicativo PARA ONDE VÃO A LUA E ESTRELAS DURANTE O DIA? - Especial mês das crianças

(google sala de aula)




DATA: 28/05/2020


Atividade 6 – no livro trilhas de aprendizagem páginas: 107, 108 e 109
-Responder as seguintes questões no caderno. 
● Que astros foram desenhados durante o dia? 
● Que astros foram desenhados durante a noite? 
● O céu que vocês desenharam é o mesmo? 
● Quando colocamos o desenho do dia em cima do desenho da noite, conseguimos ver as estrelas? 
● Por que não conseguimos ver as estrelas durante o dia se elas continuam no céu? -Assistir vídeo explicativo PARA ONDE VÃO A LUA E ESTRELAS DURANTE O DIA? - Especial mês das crianças

(google sala de aula)



DATA: 29/05/2020


Atividade 6 – no livro trilhas de aprendizagem páginas: 107, 108 e 109
-Responder as seguintes questões no caderno. 
● Que astros foram desenhados durante o dia? 
● Que astros foram desenhados durante a noite? 
● O céu que vocês desenharam é o mesmo? 
● Quando colocamos o desenho do dia em cima do desenho da noite, conseguimos ver as estrelas? 
● Por que não conseguimos ver as estrelas durante o dia se elas continuam no céu? -Assistir vídeo explicativo PARA ONDE VÃO A LUA E ESTRELAS DURANTE O DIA? - Especial mês das crianças

(google sala de aula)

DATA: 01/06/2020


Complementação de ATIVIDADE 6  Observação do céu
 -ler texto  O UNIVERSO no google classe.
fazer experiência (rotação, dia e noite).
 -responder questões no caderno( colocar data).


DATA: 02/06/2020

colocar atividades em dia.

DATA: 03/06/2020


Complementação de ATIVIDADE 6  Observação do céu
-ler texto  o COMO SÃO FORMADOS OS DIAS E AS NOITES?  no google classe.
        -responder questões no caderno ( colocar data).




DATA: 04/06/2020


colocar atividades em dia.

DATA: 05/06/2020


Complementação de ATIVIDADE 6  Observação do céu
ler texto  o COMO SÃO FORMADOS OS ANOS?   no google classe.
       -responder questões no caderno (colocar data).


DATA: 08/06/2020


Assistir aos vídeos:
Fases e Movimentos da Lua parte 1.




Fases e Movimentos da Lua parte 2.







DATA: 09/06/2020

Atividade Lua (Google sala de aula)

 Responder no caderno as questões: 

1 - Quais são as fases da Lua?
2 - A lua produz luz? Explique.
3 - Quanto tempo dura aproximadamente as fases da Lua?
4 -Observe a lua essa noite./ desenha a forma que ela representa.
5- Qual a fase da Lua hoje?
6- Desenhe e pinte cada fase da Lua .
* Lua Nova
* Lua  quarto Crescente
* Lua Cheia
*Lua quarto Minguante.

DATA: 10/06/2020


Fases e movimentos da Lua - Parte III


                                       https://www.youtube.com/watch?v=AmUiEjPEaiM



Praticar as fases da Lua: 



DATA: 12/06/2020

Responder formulário no Google sala de aula.


DATA: 15/06/2020


Realizar a atividade 7 do livro Trilhas da aprendizagem, página: 110.

Fazer um desenho do corpo humano por dentro.

DATA: 16/06/2020

Colocar atividades atrasadas em dia.

DATA: 17/06/2020

Colocar atividades atrasadas em dia.

DATA: 18/06/2020


Realizar página 111 do livro Trilhas de aprendizagem. Pesquisa e comparação da imagem desenhada e imagem real do corpo humano.

DATA: 19/06/2020

Colocar atividades atrasadas em dia.


DATA: 22/06/2020

Colocar em dia atividade do dia 26/05 formulário (Google sala de aula) 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdaQXc2ssE2lcD9VxvpLcgRGel8W5rBJmFLBm4OErGUPspehQ/viewform

Colocar em dia atividade do caderno, livro Trilhas páginas 107,108 e 109.


DATA: 23/06/2020

Colocar em dia atividade do dia 26/05 formulário (Google sala de aula)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdaQXc2ssE2lcD9VxvpLcgRGel8W5rBJmFLBm4OErGUPspehQ/viewform

Colocar em dia atividade do caderno, livro Trilhas páginas 107,108 e 109.


DATA: 24/06/2020

Colocar as atividades em dia.


DATA: 25/06/2020

Colocar as atividades em dia.

DATA: 26/06/2020


Realizar as atividades no livro “Trilhas de aprendizagem” páginas: 112 e 113.

DATA: 30/06/2020
Video explicativo com a correção da atividade 8 do livro “Trilhas de aprendizagem” páginas 112 e 113.

DATA: 01/07/2020
Atividade QUIZ sobre “Curiosidades do corpo humano”.

Pesquisa de opinião.

DATA: 07/07/2020
Atividade de apresentação de ossos dos membros superiores e inferiores do corpo humano. Atividade em formulário. 

DATA:09/07/2020
Atividade sobre o esqueleto humano. Montagem  e colagem de esqueleto.

DATA: 13/07/2020
Assistir o vídeo explicativo sobre o funcionamento do sistema respiratório.
Realizar pesquisa sobre quais são os órgãos do sistema respiratório. 
Realizar atividade em jogo sobre os órgãos do sistema respiratório: https://wordwall.net/play/3336/561/675

DATA: 14/07/2020
Assistir o vídeo explicativo sobre o funcionamento do sistema respiratório.
Realizar pesquisa sobre quais são os órgãos do sistema respiratório.
 Realizar atividade em jogo sobre os órgãos do sistema respiratório: https://wordwall.net/play/3336/561/675

DATA: 15/07/2020
Atividade em formulário.

DATA: 21/07/2020
Atividade em jogo sobre quais são os órgãos pertencentes ao sistema digestivo:
Pesquisa sobre o órgão escolhido.
Compartilhamento da pesquisa realizada.

DATA: 22/07/2020
Atividade em jogo sobre quais são os órgãos pertencentes ao sistema digestivo:
Pesquisa sobre o órgão escolhido.
Compartilhamento da pesquisa realizada.

DATA: 23/07/2020
Atividade em jogo sobre quais são os órgãos pertencentes ao sistema digestivo:
Pesquisa sobre o órgão escolhido.
Compartilhamento da pesquisa realizada.

DATA: 27/07 A 31/07


Atividade do livro Trilhas de aprendizagem – Atividade 9 – cuidados com o corpo: Vacinação.
Responder a página  114.

Assistir vídeo explicativo sobre o funcionamento da vacina: https://www.youtube.com/watch?v=6qs9_BFkgps



Realizar atividade sobre a Vacina: https://wordwall.net/play/3092/382/3032

DATA: 04/08/2020

Atividade 9- Cuidados com o corpo : Vacinação.
Assistir o vídeo: calendário de vacinação: adolescente e adultos.
Fazer Quiz - vacinação

Postar foto do resultado do Quiz.

DATA: 06/08/2020

Atividade 9- Cuidados com o corpo : Vacinação (Continuação)
1- Responder livro Trilhas página:115.
2- Enviar  foto da páginas feitas.
Quem não fez as páginas 113 e 114 pode enviar também.


DATA: 12/08/2020

Atividade avaliativa de ciências sobre o corpo humano.(GOOGLE SALA DE AULA)

DATA: 18/08/2020

Atividade em formulário “Animais em extinção no Brasil” (Google Sala de Aula).

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6QRebM1yXbNlVLbZ5J5Ux9X8z5zMWTzIU6P1MBNtOwDSz2w/viewform


DATA: 20/08/2020

Atividade 1 –“Falando sobre extinção”-  livro trilhas de aprendizagens volume 2 – Página: 138 questões 1 e 2.

https://drive.google.com/file/d/1nMsmOFakpMgIBxKUEWr6k5p1ivyqr8hL/view?usp=sharing

24 A 28/08

Leitura da história" OS filhos do centro da Terra"
Ilustrar e enviar no Google Sala de Aula.

DATA: 01/09/2020

Atividade no livro trilhas de aprendizagens volume 2 - Páginas 138, 139 e 140 (exercício 3) “Apicultores brasileiros encontram meio bilhão de abelhas mortas em três meses” 



DATA: 03/09/2020

Atividade no livro trilhas de aprendizagens volume 2 – página 141 (exercício C)



DATA: 08/09/2020
(Continuação) da ATIVIDADE 1 “Falando sobre extinção” do  livro trilhas de aprendizagens volume 2 : 

https://padlet.com/alinecassimiro8219346/se2m2lv59nnar4zc


DATA: 10/09/2020

Atividade  de Quiz “extinção das abelhas”:

https://wordwall.net/play/3988/119/952


DATA: 17/09/2020

Atividade do livro trilhas de aprendizagens 2"Investigando o passado" pgs 142 e 143.


DATA: 22/09/2020

Atividade de leitura e interpretação “Os Fósseis”. 


DATA: 24/09/2020

AULA ONLINE (GOOGLE MEET)


DATA: 29/09/2020 e 01/10/2020

Correção das atividades anteriores.



6 comentários: